Não existem histórias desinteressantes.
O que existem são formas interessantes
de se contar uma história.



O que é a Fábrica de Textos?
Ensino eficaz, competente e profissional
Assim como você pode aprender música, pintura, jornalismo, medicina ou qualquer outra habilidade, também pode aprender a escrever profissionalmente. A diferença entre escrever de modo amador e profissional é a mesma que há entre fazer um vídeo doméstico e produzir um filme para o cinema.
A Fábrica de Textos é uma escola criada para ensiná-lo a escrever, aperfeiçoar sua habilidade de escrita e mostrar o caminho para publicar seu livro com sucesso. Participe do curso de escrita criativa da Fábrica de Textos e surpreenda-se com sua própria capacidade como escritor.
Os novos escritores
O caminho para tornar-se um escritor profissional
Algumas pessoas imaginam que os escritores profissionais moram em casas na montanha com uma linda vista do vale, têm mordomos para lhes servir chá gelado no verão e acender a lareira no inverno. Acreditam que esses escritores passam o dia sentados em confortáveis poltronas diante de um notebook de última geração aguardando
a inspiração para criarem suas obras.
Isso é um mito! Quem tem todas as facilidades acima é milionário. Até existem escritores milionários, mas essa não é a regra. Para escrever profissionalmente você só precisa de papel, caneta, técnica e disciplina.
Escritores profissionais não escrevem só quando estão inspirados. Eles arregaçam as mangas e põem mãos à obra. Escrever profissionalmente é trabalho, e o livro é o resultado desse trabalho.
O mercado editorial brasileiro
Escrever livros - uma atividade sempre na moda
Atualmente o mercado de livros no Brasil movimenta cerca de 2,5 bilhões de reais - aproximadamente
1 bilhão de dólares - por ano. Apesar de oscilações em anos recentes, a tendência de crescimento tem prevalecido. Todos os anos novas livrarias são abertas e editoras estrangeiras aportam no Brasil.
E são os escritores que dão início ao processo que movimenta todo esse universo de editoras, gráficas, distribuidoras e livrarias. Por não ter estabelecido caminhos para a formação de escritores profissionais para o mercado interno, o Brasil tornou-se um paraíso dos escritores estrangeiros. Mais de 70% dos títulos comercializados em nossas livrarias são de autores de outros países.
Foi para ensinar o caminho para a nova geração de escritores brasileiros que criamos a Fábrica de Textos. Escrever e publicar profissionalmente é o que você aprende aqui.


Novas tecnologias
Uma revolução positiva no mercado de livros
As novas tecnologias de impressão digital e a Internet estão promovendo mudanças radicais na produção, distribuição e comercialização de livros. Esse novo panorama editorial não é mais regido pela produção em massa, mas pela possibilidade de os novos escritores administrarem seus próprios livros, produzindo-os, divulgando-os
e comercializando-os de modo profissional e otimizado. As gráficas digitais permitem a impressão de pequenas tiragens a baixo custo. Isso possibilita aos novos escritores publicar seus trabalhos, torna o mercado mais competitivo, promove a melhoria da qualidade e abre um caminho para despertar o interesse das grandes editoras. A Internet também é uma ferramenta de democratização do mercado de livros, pois exige um investimento mínimo e proporciona excelentes resultados de divulgação e comercialização.
Nunca as possibilidades foram tão promissoras para novos escritores como hoje. Venha fazer parte de tudo isso.
Nossos objetivos
As duas linhas que orientam os nossos trabalhos são:
1. Desmitificar os processos de escrever e publicar livros
2. Ensinar o caminho para quem deseja tornar-se escritor